Minha classe é multicultural, tem 12 estudantes, de vàrios lugares do mundo: Austràlia, França, Coréia, Canadà, Argentina, Lìbano...etc. Se fizesse um curso de alemão no Brasil naturalmente nao aprenderia tanto, pois faria com outros brasileiros. Mas aqui além de aprender o alemão no curso, aprendo tantas outras coisas, qualquer tema do curso, é motivo para debates, polêmicas e muita diversão. Às vezes acho que estou em uma aula de Filosofia em alemão, como é irriquecedor isso! pois falamos de tudo. Ex: hummm... deixa eu ver um tema bem fàcil, tema da aula: Verão. Então, todos falam um pouco de seus paìses de origem, sobre o que fezem no verão, o que tem para fazer, os costumes e manias. Em paìses do Oriente Médio às mulheres sao submissas, proibidas de ir à praia, nao podem falar de certos assuntos, é uma cultura muito
Viva à Diversidade!!!
Legal demais o post. Aqui eu, como todos ou quase todos os imigrantes, tive que fazer um curso de holandes (que eles chamam de curso de integraçao) e adorava ter contato com o mundo em uma sala de aula. Como é enriquecedor! Como aprendi! O curso durou 1 ano, mas voltei para o centro comunitário do meu bairro que tem aulas de holandes, não só para aprender um pouquinho mais desse codigo secreto, como tb para manter o contato com essa diversidade toda. Adoro.
ResponderExcluirNa minha sala de alemão rolava umas rivalidade... princiapalmente pq tinha umas pessoas que não gostavam umas das outras, então qualquer coisa era motivo de atrito. Graças a Deus ninguém chegou a explodiar, mas eses 'debates' por mais que civilizadas, dava para sentir algumas farpas pelo ar.
ResponderExcluirAchei linda a sua foto no layout do blog. Tanta gente na ponte! Quando vc tirou essa foto?
bjs
Nossa Bia nem me lembro! acho q essa foto é de 2007!!! Dia lindo né!! Bjaoooo
ResponderExcluirhehehe
ResponderExcluirsim, estou no B2, mas nao sei, nao conseguia fixar a palavra BÜRGENSTOCK na minha cabeça!
tu estivestes la na semana passada? que legal! qd vier a berna, avise pra gente tomar um cafe.
bjos
Liana,
ResponderExcluirQuando for aviso sim! pode deixar! :)
bj
Ana,
ResponderExcluirAdoramos o post porque este aprendizado é muito enriquecedor.
Sobre a sua pergunta de Creta,
Nós não conseguimos ir na ultima viagem pela Grecia/Turquia porque acabamos optando por outras ilhas mas dizem que e uma ilha linda!!!
bjs
Oi Ana Laura! Percebi que tinha uma seguidora nova no meu blog hoje, e vim aqui conhece-la um pouqinho. Adoro ler blogs de pessoas que moram fora, independente do pais. Sao varias experiencias que nos faz "viajar" um pouco.
ResponderExcluirAlem disso meu marido e eu temos planos de um dia morar na Europa, entao estou sempre procurando blogs de brasileiras morando por aih pra eu ter uma "nocao" de como eh a vida.
Virei aqui mais vezes!!!
Beijoss
Adorei seu blog tbm! Muito bom os posts. Claros e informativos! ;) Parabéns! Já sou seguidora! Abraços
ResponderExcluirAna Laura, incrível essa oportunidade que você está tendo, e bem legal você perceber a riqueza disso. Esse curso de alemão é 12 x mais rico.
ResponderExcluirAgora, imagino um desentendimento entre o Argentino(a) e o Coreano(a), cada um diz desaforos em sua própria língua e não tem professor de alemão que tire à limpo. [sorrio]. Tudo certo.
Convido-te para ler algo em http://jefhcardoso.blogspot.com
“Para o legítimo sonhador não há sonho frustrado, mas sim sonho em curso” (Jefhcardoso)
É mesmo isso! Eu também frequento aulas de alemao desde há cerca de ano e meio. O seu post descreve bem a realidade de uma sala de aula aqui na Alemanha. É uma aprendizagem motivadora, eu acho.
ResponderExcluirConhece o Mistua à Portuguesa? Ele mora em http://anafilipaoliveira.blogs.sapo.pt/. É um novo blog onde se fundiram três outros, dos quais eu era autora, e de um dos quais você era seguidora, Eira do Sol. O Sol deixou de ali brilhar e mudou-se para outro lugar, com mais gente e movimento. Viste-nos. Até lá!